Conheça a Reserva
Ambiental Águia Branca
A Reserva Ambiental Águia Branca foi criada em 2017 pelo Grupo Águia Branca para contribuir com o desenvolvimento sustentável da Região das Montanhas Capixabas, protegendo um importante remanescente florestal de Mata Atlântica nas Montanhas Capixabas.
Localizada no município de Vargem Alta, a Reserva possui mais de 2.200 hectares de área e uma rica biodiversidade, com o registro de várias espécies de fauna e de flora, algumas delas raras e ameaçadas de extinção.
O espaço está preparado para receber, mediante agendamento, visitantes com ações de educação ambiental, opções de lazer e trilhas. A Reserva ainda possui estrutura para eventos com um auditório para até 80 pessoas.
O que é uma RPPN?
Biodiversidade
Uma extensa área verde, rica em recursos hídricos e abrigo de uma ampla variedade de espécies de fauna e flora. Essa é a Reserva Ambiental Águia Branca, mantida pelo Grupo Águia Branca em Vargem Alta, município localizado na Região de Montanhas Capixabas.
Importante remanescente de Mata Atlântica, a Reserva contribui para preservar mais de 800 espécies de plantas e animais, alguns deles raros e ameaçados de extinção. Na fauna, vale destacar a expressiva diversidade de aves, com destaque para a saíra-apunhalada, espécie ameaçada de extinção vista somente nas regiões montanhosas do Espírito Santo.
Na flora, a cobertura vegetal está amplamente preservada: 91% dela é composta por florestas primárias ou em estágios avançados de regeneração.
Os recursos hídricos também são abundantes, com diversas nascentes e cursos d’água que contribuem para a disponibilidade hídrica na bacia do Rio Itapemirim.